quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Algo Sobre A Região

REGIÃO SUDESTE: É composta pelos estados: Rio de Janeiro (capital: Rio de Janeiro), Espírito Santo (capital: Vitória), São Paulo (capital: São Paulo), e Minas Gerais (capital: Belo Horizonte) e tem a maior população do Brasil. Esta região e bem desenvolvida com muitas indústrias, o que acaba atraindo pessoas de outras regiões.



CLIMA: O clima dessa região é bastante diversificado no que diz respeito à temperatura, em função dos seguintes fatores: a sua posição geográfica, o seu relevo acidentado. O que predomina é o clima TROPICAL. Que apresenta um inverno quente e seco e verão chuvoso.


PAISAGEM: Sua paisagem típica apresenta montanhas arredondadas. A Mata Atlântica que existia no litoral foi devastada no período de ocupação do território. No estado de Minas Gerais predomina a vegetação do cerrado com arbustos e gramas.


LENDAS DA REGIÃO: A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. Seu nome no Brasil é origem Tupi Guarani. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno. É uma criança, um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser. Existem três tipos de Sacis: O Pererê, que é pretinho, O Trique, moreno e brincalhão e o Saçurá, que tem olhos vermelhos. Ele também se transforma numa ave chamada Matiaperê cujo assobio melancólico dificilmente se sabe de onde vem.

Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos, soltar animais dos currais, derramar sal nas cozinhas, fazer tranças nas crinas dos cavalos, etc. Diz a crença popular que dentro de todo redemoinho de vento existe um Saci. Ele não atravessa córregos nem riachos. Alguém perseguido por ele, deve jogar cordas com nós em seu caminho que ele vai parar para desatar os nós, deixando que a pessoa fuja. Diz a lenda que, se alguém jogar dentro do redemoinho um rosário de mato bento ou uma peneira, pode capturá-lo, e se conseguir sua carapuça, será recompensado com a realização de um desejo.


COMIDAS TÍPICAS: As comidas típicas são tutu de feijão, feijoada, virado paulista, picadinho de carne à carioca, costela de porco à mineira pão de queijo, galinha ao molho pardo, entre outras.


DANÇAS: danças típicas: fandango, o batuque, a folia de reis, entre outros.

Estas são algumas lendas muito conhecidas: Saci-Perere, Curupira, Negrinho do Pastoreiro, Lobisomem, Iara e outros.


O Pão de Açúcar é um dos pontos turísticos mais visitados do estado do Rio de Janeiro por turistas.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Região Sudeste!

Seminario sobre a região Sudeste
Aqui no nosso blogger vc pode saber tudo sobre a Região Sudeste...fazer perguntas por que sempre estaremos presentes para responder!

vamos ter enquetes diferentes a cada semana..então vote e continue curtindo e aprendendo muito mais dobre a Região Sudeste!


Grupo da região Sudeste do seminario de geografia da 6ºserie A do Colegio E.E. Godofredo Furtado!